Frossos é uma das mais antigas freguesias do concelho. Aparece referenciada em documentos escritos desde o ano 911, então nos limites do bispado de Dume.
O 'Liber Fidei' menciona a igreja de S. Salvador, da Virgem Maria, de St.º António e de S. Miguel Angelo na 'Vila de Forozos'..
A partir do século XIII começa a figurar como 'Paróquia de S. Miguel de Forozos'. Esta terra 'Froços' é citada nas inquirições de 1220, 1258, 1290, 1320, 1371 e 1528.
Merelim São Pedro já era agregado populacional em 1082, conforme refere o documento “Liber Fidei”. Diz o documento que Merelin – villa onde vemos a próquia de Merelim São Pedro, estava assentada abaixo do Monte Crasto Máximo e nas margens do Rio Cávado. Aqui teve uma fazenda Pedro Galindes que vendeu ao Bispo D. Pedro à Sé de Braga, no ano de 1082. Só um pouco mais tarde, em 1216, o nome de São Paio é referido nas Inquirições de 1220. No entanto, Merelim São Pedro e Merelim São Paio são freguesias oriundas da villa comum que, igual nome herdaram, cada um tomando o seu orago. É sabido que em 1236, Merelim São Pedro tinha 22 fogos e que em 1981 possuía 1738 habitantes, desconhecendo-se o número de fogos.
Em 04 de Setembro de 1517, D. Manuel I concedeu foro de couto aos beneditinos do Convento de Tibães. Sabe-se, contudo, que parte da freguesia de Merelim São Pedro pertencia ao couto de Braga e outra parte ao dito couto de Tibães. Existe, ainda hoje lá marca presença, um marco na Rua de Castro-Mau que sinaliza o limite dos coutos.
Frossos foi sede do sindicato dos tachinhas ou tacheiros, homens que se dedicavam ao fabrico manual ou mecânico das tachinhas, uma espécie de pregos muito usados para reforço das botas militares e de outro tipo de calçado como as tamancas. Embora já extinta, esta actividade marcou a imagem as freguesias de Merelim (S. Pedro) e de Frossos há algumas décadas atrás, chegando mesmo a ser a principal ocupação dos homens da terra.
União das Freguesias de Merelim (São Pedro) e Frossos
As freguesias de Merelim (S. Pedro) e de Frossos foram extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional (Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro), tendo sido agregadas, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Merelim (São Pedro) e Frossos.
A União das Freguesias de Merelim (São Pedro) e Frossos tem uma área de 3,15 km² e, de acordo com os censos de 2011, 3 726 habitantes, registando uma densidade populacional de 1 182,9 hab/km².